Título: Verificação de pré-requisitos de monitorização do sistema HACCP em lares de 3.ª idade
Autor: Canhoto, Isa Alexandra Matias
metadata.dc.contributor.advisor: Correia, Inês
Pedro, Nuno Cláudio da Rocha Meses
Palavras-chave: Idosos
Segurança alimentar
Qualidade alimentar
HACCP
Data: 2014
Editora: IPCB.ESA
Citação: CANHOTO, Isa Alexandra Matias (2014) - Verificação de pré-requisitos de monitorização do sistema HACCP em lares de 3.ª idade. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: O sistema HACCP tem como vantagem efetuar um controlo em todas as etapas do processo de fabrico, desde a receção até ao consumo, precavendo assim problemas alimentares e garantindo a segurança dos produtos alimentares. São vários os benefícios resultantes da aplicação deste sistema, tendo por objetivo garantir a qualidade e a segurança alimentar. Todos sabemos que, o envelhecimento processa uma diminuição orgânica e funcional que acontece inevitavelmente, e para que seja vivido de forma saudável deve-se ter um controlo e monitorização das instituições de acolhimento, nomeadamente residências seniores, centros de dia e lares. O presente trabalho teve como objetivo a verificação e monitorização de planos HACCP em lares de 3ª Idade. Esta faixa etária é considerada um grupo de risco em termos de segurança alimentar, não só porque o organismo está mais propenso a intoxicações alimentares, mas também porque as consequências são maiores e mais graves, devendo-se, por isso, ter um controlo contínuo do sistema HACCP implementado. Durante a realização deste trabalho efetuaram-se duas auditorias iniciais, realizadas nos dias 10 e 13 de Maio de 2014, que permitiram avaliar as condições de funcionamento e monitorização de duas instituições. No Lar a A e o Lar B, verificaram-se 36 e 25 não conformidades respetivamente. Posteriormente, dois meses depois , dia 7 e 10 de julho de 2014, foram efetuadas mais duas auditorias finais, como 8 e 7 não conformidades, respetivamente, confirmando uma boa verificação e monitorização do sistema HACCP, obtendo-se melhorias que garantem a segurança alimentar. Com este trabalho conseguimos aumentar a conformidade global dos requisitos nos lares auditados, mais especificamente de 83,64% para 96,40% no Lar A e de 88,64% para 96,82% no Lar B. Corrigiramse na totalidade 30 não conformidades encontradas no Lar A, enquanto que no Lar B corrigiram-se 16. Auditorias regulares permitem às instituições, uma melhoria continua, monitorizando e aperfeiçoando os seus processos, com o objetivo de melhorarem a fiabilidade e a satisfação dos utentes e familiares.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28444TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2698
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ISA CAN.pdf137,33 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.