Título: Controlo de qualidade do produto embalado de duas linhas de produção na indústria alimentar FRULACT
Autor: Direito, Tiago André Paiva
metadata.dc.contributor.advisor: David, Magda Catarina Dias
Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Palavras-chave: Linha contínua
Linha descontínua
Pasteurização
Termoresistência
Quantificação de pedaços de fruta
Data: 2014
Editora: IPCB. ESA
Citação: DIREITO, Tiago André Paiva (2014) - Controlo de qualidade do produto embalado de duas linhas de produção na indústria alimentar FRULACT. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: O presente trabalho decorreu na empresa Frulact - Tortosendo e teve como objectivo o controlo de qualidade do produto embalado de duas linhas de produção. Descreve-se o processo produtivo realizado na linha contínua e linha descontínua. Foi estudado o tratamento térmico aplicado na indústria de preparados de fruta, nomeadamente a pasteurização. Identificou-se a termoresistência de bolores, leveduras e bactérias. As bactérias são os microorganismos mais termorresistentes necessitando de temperaturas na ordem dos 80°C a 90°C, durante períodos relativamente longos para total eliminação. Foram analisadas quatro produções, duas produções executadas na linha contínua e duas produções na linha descontínua, ao longo do ano 2013. Foi realizada uma análise estatística da temperatura de pasteurização, temperatura de segurança, temperatura de embalamento e tratamento de dados relativamente à quantificação de pedaços de fruta para o preparado de pêra com fibras aspartame sem conservantes. Os resultados obtidos mostram através da temperatura média de pasteurização e temperatura média de segurança, que os dois produtos foram correctamente pasteurizados. A aplicação de cartas de controlo de variáveis permitem detectar alterações no processo, apesar do produto em análise se encontrar dentro das especificações. Através da comparação de dados referentes à quantificação de pedaços de fruta e tratamento térmico aplicado, conclui-se que as linhas descontínuas apresentam valores mais satisfatórios.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28509TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2690
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_TIA_DIR.pdf112,2 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.