Título: Avaliação do sistema de remoção do concelho de Santana : Região Autónoma da Madeira
Autor: Ornelas, Duarte Miguel Vieira de
metadata.dc.contributor.advisor: Almada, José Abel Encadernação
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: R.S.U.
Deposição
Recolha
Data: 2004
Editora: IPCB. ESA
Citação: ORNELAS, Duarte Miguel Vieira de (2004) - Avaliação do sistema de remoção do concelho de Santana : Região Autónoma da Madeira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho teve por objectivo o estudo e caracterização do sistema de deposição, recolha e transporte de RSU do Concelho de Santana, de formar a contribuir para uma melhor eficácia e uso dos meios envolvidos, procurando uma maior rentabilidade económica, sem que daí resultem problemas que possam por em causa a qualidade do serviço. Para isso, procedeu-se ao levantamento dos pontos de recolha existentes e ao acompanhamento das operações de recolha e transporte, registando os tempos gastos nas referidas operações. A apreciação de indicadores de funcionamento permitiu verificar que a operação de remoção no Concelho em estudo se faz em baixa eficiência e, por consequência, em deficiente rentabilidade económica. Relativamente ao horário de recolha actualmente implementado, o acompanhamento de campo permitiu concluir que o mesmo, não se ajusta ao tipo de trabalho executado, devendo ser adoptados um horário de caracter contínuo. Os dados obtidos ao longo deste trabalho, permitem igualmente concluir que a gestão da frota automóvel deve ser alternada de acordo com as épocas, situações, necessidades e operacionalidades intrínsecas ao serviço.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19509TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2637
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24931.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.