Título: Contributo para a gestão sustentável da floresta para a freguesia de Quadrazais
Autor: Silva, Pedro Miguel Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Faísca, Orlando
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Infra-estruturas florestais
Projecto SIG
Quadrazais
Gestão sustentável
Data: 2006
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Pedro Miguel Alves (2006) - Contributo para a gestão sustentável da floresta para a freguesia de Quadrazais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Com o presente estudo pretende-se contribuir para a gestão sustentável da floresta para a Freguesia de Quadrazais cujo propósito primacial é a beneficiação da mesma, para tal foi concebido um projecto SIG onde está intrínseco as intervenções a aplicar. Numa primeira fase digitalizou-se e rede viária que se validou com recurso ao GPS, de seguida elaborou-se a cartografia pretendida para auxiliar a caracterização da Freguesia. Numa fase posterior foi reunida a informação produzida e efectuou-se a proposta de intervenção. A escolha da rede viária foi definida com base na importância de cada caminho para a zona de abrangência em questão, na densidade de rede viária existente, na existência ou não de valetas, o estado de conservação da plataforma e das valetas e na ocupação do solo. Com a implementação na prática das técnicas e medidas propostas neste estudo está-se a contribuir para a diminuição do risco de incêndio na freguesia de Quadrazais, o combate a incêndios florestais toma-se desta forma mais rápido e eficiente. A rede viária depois de ser melhorada toma-se numa mais-valia global que contribui para um melhor acesso e consequentemente para uma melhor gestão sustentada dos recursos da floresta.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Florestal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25471TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2631
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25471.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.