Título: Contribuição para a implementação de um sistema de auto-controlo numa queijaria
Autor: Silva, Sónia Maria Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: Auto-controlo
Qualidade
Queijo
Pré-Requisitos
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: SILVA, Sónia Maria Santos (2003) - Contribuição para a implementação de um sistema de auto-controlo numa queijaria. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural.
Resumo: Este relatório pretende contribuir para a implementação de um sistema de auto controlo na Queijaria de Ródão, de modo a poder garantir a qualidade do produto final. Para isso realizou-se a caracterização da Queijaria, a organização a que os funcionários devem ser sujeitos e suas respectivas funções, a descrição das características da construção, instalação, equipamentos material e utensílios necessários à laboração às quais se devem as condições essenciais para uma boa manutenção do espaço onde vai funcionar uma indústria agro-alimentar. Definiram-se as características e condições de produção do queijo com e sem Denominação de Origem Protegida e respectivo fluxograma do processo de fabrico. Elaborou-se um documento de pré-requisitos do qual consta o programa de formação do pessoal, que deve ser aplicado a todos os funcionários, o programa de limpeza e desinfecção que deve ser executado por pessoal especializado, o plano de controlo de pragas e roedores que deve ser vigiado e actualizado frequentemente e o sistema de identificação e codificação do produto final, ou seja, a rastreabilidade para facilitar o melhor entendimento do produto ao consumidor final, que proporcionará, se cumprido, uma importante ajuda para a melhoria da qualidade dos Queijos da Beira Baixa.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Rural apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24320TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2601
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24320.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.