Título: Qualidade dos frutos de diversas cultivares de pessegueiro instaladas em explorações da Beira Interior localizadas a norte da Serra da Gardunha
Autor: Rodrigues, Sónia Joana Lança
metadata.dc.contributor.advisor: Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Palavras-chave: Pessegueiro
Cultivares de pessegueiro
Dureza
IR
Acidez
Beira Interior
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: RODRIGUES, Sónia Joana Lança (2009) - Qualidade dos frutos de diversas cultivares de pessegueiro instaladas em explorações da Beira Interior localizadas a norte da Serra da Gardunha. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo a avaliação da qualidade dos pêssegos de calibre 61-67 mm de diversas cultivares de pessegueiro provenientes de explorações agrícolas da Beira Interior localizadas a Norte da serra da Gardunha e cuja época de maturação varia de Junho a Setembro. No total foram avaliadas catorze cultivares de pessegueiro distintas - Royal Glory, Vista Rich, Vista Rich, Sweet Fire, Elegant Lady, Rome Star, Diamond Princess, Elegant Lady, Zee Lady, Big Sun, Very Good, Plus Plus, Tardibel e Gladys. A caracterização da qualidade dos frutos baseou-se na determinação peso médio por fruto, cor, dureza, índice refractométrico, pH e acidez, utilizando um lote de 28 a 30 frutos por cultivar. Todas as cultivares avaliadas neste trabalho possuem polpa amarela e epiderme vermelha ou mista. A dureza variou de 3,5 kg/0,5 cm2 para a Diamond Princess e 8,4 kg/0,5 cm2 para a Big Sun. O índice refractométrico mais baixo foi de 9,4% na cultivar Royal Glory e o valor mais alto foi de 18,7% na cultivar Gladys. O pH variou de 3,4 para a Vista Rich a 5,5 para a Royal Glory. A acidez variou de 2,8 g ácido málico/L para a cultivar Royal Glory e 11,7 g ácido málico para a cultivar Vista Rich.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26461TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/259
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_SON_ROD.pdf127,07 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.