Título: Eficiência da higienização numa linha de engarrafamento
Autor: Marmelo, Ana Margarida Romão Caldeira de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Oliveira, Bernardo
Palavras-chave: Microbiologia
Desinfecção
Controlo
Eficiência
Higiene
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: MARMELO, Ana Margarida Romão Caldeira de Jesus (2007) - Eficiência da higienização numa linha de engarrafamento. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola.
Resumo: Este trabalho insere-se no âmbito da higienização da linha de enchimento e do controlo microbiológico em algumas das suas etapas. Analisou-se a evolução da contaminação do produto ao longo do processo de enchimento bem como de alguns materiais que contactam directamente com o vinho, como é o caso dos bicos da enchedora e da maxila da rolhadora, e de materiais que fazem parte da sua embalagem, as garrafas e as rolhas. No princípio, são descritas várias alterações microbiológicas sofridas pelo vinho bem como alterações provocadas através de rolhas contaminadas e as suas consequências para o vinho. Seguidamente são descritos os materiais, as metodologias experimentais e os resultados obtidos. Foram efectuadas várias recolhas ao longo de processo de enchimento para posterior filtração sobre membrana e incubação. No ambiente da sala de enchimento obtiveram-se contagens bastante baixas. As contagens mais altas verificaram-se no equipamento da linha de enchimento, nomeadamente nos bicos da enchedora e na maxila da rolhadora. Verificou-se que a implementação de um novo programa de higienização surtiu efeito, sobretudo ao nível do equipamento.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25804TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2575
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25804.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.