Título: Estudo da influência de vários factores sobre a rejeição de "Broilers" num matadouro da Lusiaves
Autor: Santo, Andreia Marisa Frazão
metadata.dc.contributor.advisor: Vaz, Edgar de Santa Rita
Palavras-chave: Broilers
Matadouro
Mortos
Classe B
Frangos rejeitados
Data: 2009
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTO, Andreia Marisa Frazão (2009) - Estudo da influência de vários factores sobre a rejeição de "Broilers" num matadouro da Lusiaves. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na empresa Lusiaves, S.A.. localizada na Marinha das Ondas, distrito de Coimbra, no período de Março a Junho de 2008. O principal objectivo deste trabalho foi o estudo e tentativa de identificação das principais causas de morte, de rejeição e formação de classe B no sentido de reduzir as perdas económicas do matadouro. Verificou-se que na época de Primavera/Verão as percentagens de frangos Classe B e Mortos foram superiores. No Outono/Inverno a percentagem de frangos Rejeitados foi superior. O factor humano (motoristas) influenciou a percentagem de frangos Rejeitados. O peso das aves influenciou a percentagem de frangos Classe B e teve uma influência relativamente grande em relação à percentagem de frangos Rejeitados. A distância até ao matadouro teve uma influência muito acentuada tanto na % de Classe B como na % de Rejeitados. Finalmente tentamos, para cada factor estudado, apontar algumas soluções possíveis, de forma a reduzir as perdas económicas.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia Zootécnica apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26468TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2551
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Zootécnica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
26468.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.