Proposta de reabilitação do cine-teatro Rosa Damasceno

Data

2014

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

IPCB. ESART

Resumo

O Cineteatro Rosa Damasceno, foi encerrado em 1999,devido as deficientes condições de funcionamento que apresentava. Logo depois, foi adquirido pelo grupo Enfis SGPS, e após um longo prazo fechado, foi incendiado em 2007. Este infortúnio foi apenas mais uma etapa acelerada para a melhoria dos espaços interiores. Com a colaboração do arquiteto Tiago Lopes, foi desenvolvido uma pré-proposta de espaços interiores, fazendo as alterações formais necessárias para um bom funcionamento do edifício. Essa proposta tem como base a planta pré-existente, da autoria do arquiteto Amílcar Pinto, a fim de proceder a uma reabilitação ao edifício, que hoje é um móvel de interesse público na cidade de Santarém. Propõe-se preservar a função deste espaço, acrescentar novas tipologias como; um restaurante no terraço e um espaço expositivo no foyer, para a dinamização do edifício em períodos sem espetáculos e assim garantir a preservação e continuação do edifício.

Descrição

Relatório de Projeto Final de Curso de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Palavras-chave

Reabilitação , Art Déco , Recuperação , Preservação de valores culturais

Citação

SILVA, Cynthia Vanessa Leal da (2014) - Proposta de reabilitação do cine-teatro Rosa Damasceno. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Interiores e Equipamento.