Título: Caracterização e aplicação do método de análise de tronco para a espécie Cryptomeria japonica (L.f.) D. Don na Ilha do Faial
Autor: Dutra, Marcelino Caetano
metadata.dc.contributor.advisor: Alegria, Cristina Maria Martins
Correia, Isabel
Palavras-chave: Ilha do Faial
Cryptomeria japonica
Método de análise de tronco
Crescimento
Termo de explorabilidade
Data: 2005
Citação: DUTRA, Marcelino Caetano (2005) - Caracterização e aplicação do método de análise de tronco para a espécie Cryptomeria japonica (L.f.) Don na Ilha do Faial. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: A Cryptomeria japonica (Lf) D. Don é a principal espécie florestal existente no arquipélago dos Açores. O presente trabalho realizou-se na ilha do Faial com um estudo com vista ao melhor conhecimento do crescimento desta espécie. Para o efeito utilizou-se o método de análise de tronco, por se tratar de uma espécie resinosa e por isso com anéis de crescimento nítidos. Para a aplicação do método de análise de tronco, foi seleccionada uma árvore dominante em 30 locais de amostragem aleatórios em Matas Públicas de Cryptomeria japonica (Lf) D. Don. Realizou-se a reconstituição dos crescimentos em altura total, em DAP, em volume total sem casca e calcularam-se os acréscimos correntes e acréscimo médio anual para estas variáveis. Desta forma, observaram-se os seguintes intensidades médias de crescimento: • 0,56 m/ano no crescimento em altura total; • 1,24 cm/ano no crescimento em DAP; • 0,12 m3/ano no crescimento em volume total sem casca. Para o estudo do crescimento em volume total sem casca foi necessário a modelação do crescimento em altura, modelou-se também posteriormente o crescimento em volume total sem casca com o objectivo de estimar o termo de explorabilidade técnica absoluta para cada árvore. Observou-se que o termo de explorabilidade técnica absoluta ocorre em média aos 54 anos de idade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25130TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2394
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25130.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.