Análise do impacto do lenho de compressão em Pinus pinaster no teor de extractivos e de lenhina Klason
Date
2002
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O conhecimento da composição química da madeira é fundamental para a compreensão das suas propriedades, sobretudo nos casos em que a madeira se destina à transformação química para a produção de pasta para papel.
O presente trabalho tem como objectivos o estudo da variabilidade da composição química entre clones e entre árvores de Pinus pinaster, e a influência do lenho de reacção no teor de extractivos e no teor de lenhina.
Efectuou-se a extracção sequencialmente com água e acetona para se conhecer o teor em extractivos, e realizou-se a análise química pela lenhina Klason e por espectroscopia de infravermelho (FTIR) para a obtenção dos resultados de lenhina.
O material sobre o qual incidiu a componente prática, provém de um ensaio de clones de Pinus pinaster Ait, da região Francesa de Aquitaine, sendo este ensaio denominado Blagon.
Após a análise aos resultados das extracções, verifica-se que estes apresentam uma média em termos totais de 7,1%, com a contribuição de 6,1% por parte das extracções com água e 1% de média pela acetona.
Em relação aos valores resultantes para o teor em lenhina, estes apresentam valores superiores nas amostras com valores também elevados de lenho de reacção, sobretudo nas fracções LR.
Description
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23517TFCEF.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23517TFCEF.
Keywords
Clones, Pinus pinaster, Lenho de reacção, Extractivos, Lenhina Klason
Citation
MARTINS, Anabela Nunes (2002) - Análise do impacto do lenho de compressão em Pinus pinaster no teor de extractivos e de lenhina Klason. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.