Título: Inventário florístico na área envolvente ao espaço educativo florestal implantado na quinta da Maunça e proposta de acções no âmbito da educação ambiental
Autor: Rebelo, Susana Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Luís António
Caldeira, Maria Raquel Bento Rainho
Palavras-chave: Quinta da Maunça
Espaço educativo florestal
Inventário da vegetação
Património natural
Educação ambiental
Data: 2001
Citação: REBELO, Susana Maria da Silva (2001) - Inventário florístico na área envolvente ao espaço educativo florestal implantado na quinta da Maunça e proposta de acções no âmbito da educação ambiental. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Resumo: Implantado na Quinta da Maunça, concelho da Guarda, o Espaço Educativo Florestal (E.E.F.) tem por finalidade proporcionar à população em geral e às crianças em particular, um espaço onde podem aprender a conhecer, proteger, recuperar, observar ou simplesmente conviver com a natureza. Como gostar e proteger algo que não se conhece? Só estando informados e conhecendo se pode agir no sentido de proteger e recuperar. É com esse objectivo que existe este espaço, sendo nesse âmbito que o presente trabalho de reconhecimento e inventariação do património vegetal na área do E.E.F. se insere. Para isto, foram realizados inventários no campo, nos quais se recolheram amostras das espécies herbáceas, arbóreas e arbustivas existentes na área de estudo. Espécies estas que, depois de identificadas, foram distribuídas pelas respectivas famílias taxonómicas a que pertencem, constituindo o catálogo florístico das espécies existentes na área do E.E.F.. As comunidades identificadas na área estudada foram: o carvalhal, os prados (de lima e de sequeiro) e os matos. Conhecer as espécies vegetais existentes nesta área, irá certamente contribuir para uma melhor caracterização deste espaço, sendo o melhor conhecimento do nosso património florístico indispensável quando o objectivo é a sua protecção e/ou recuperação. Finalmente, propõem-se algumas acções de Educação Ambiental nas quais o estudo florístico desenvolvido neste trabalho possa ser útil.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Florestal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22692TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2274
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22692 (2).pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.