Título: Ecofisiologia da videira (casta Touriga Nacional) sujeita a diferentes regimes hídricos na Região Demarcada do Dão
Autor: Albuquerque, Luís Filipe Branco
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroso, Vanda
Gouveia, João Paulo
Ramos, António Maria dos Santos
Palavras-chave: Rega
Potencial hídrico
Qualidade do mosto
Rendimento
Data: 2005
Citação: ALBUQUERQUE, Luís Filipe Branco (2005) - Ecofisiologia da videira (casta Touriga Nacional) sujeita a diferentes regimes hídricos na Região Demarcada do Dão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Resumo: Foram estudados os efeitos de diferentes regimes hídricos nos parâmetros ecofisiológicos da casta ‘Touriga Nacional’, durante a campanha de 2005, com três modalidades de rega deficitária (30, 50 e 75% ETc) e uma testemunha não regada. As modalidades 50 e 75% ETc mantiveram valores de potencial hídrico foliar de base elevados, cerca de -0, 1MPa, praticamente até à vindima. A testemunha e a modalidade menos regada (30% ETc) apresentaram valores mais baixos logo a partir de Julho, mas só perto da vindima é que o stress se manifestou com mais intensidade (<-0,4MPa). À vindima, não se registaram diferenças significativas no teor de álcool provável, no pH e na concentração de ácido tartárico do mosto, nem nos diferentes parâmetros do rendimento. A rega com maiores dotações influenciou significativamente a acidez total e o teor em ácido málico, que apresentaram valores significativamente superior nas modalidades 50 e 75% ETc em relação às modalidades 30% ETc e não regada. A modalidade 75% ETc também apresentou valores significativamente superiores à modalidade 50% ETc nos mesmos parâmetros.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25219TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2134
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
25219 (2).pdf978,96 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.