Ensaios de refermentação em garrafa para preparação de espumante elementar branco segundo o método clássico (Champanhês)

Data

2002

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O presente trabalho, realizado na Adega Cooperativa da Covilhã, apresenta um estudo em duas castas de videira da região da Cova da Beira - Síria e Arinto do Dão - na obtenção de um vinho base para produção de espumante. Após a selecção da casta com melhores características, procedeu-se à comparação de duas modalidades de refermentação em garrafa; uma através da aplicação de Leveduras Secas Activas antes do engarrafamento (LSA) e outra, utilizando Leveduras Encapsuladas Desidratadas no engarrafamento (LED) do vinho base. O estudo revelou a casta Síria com melhores características sensoriais, tendo sido consequentemente a escolhida para a obtenção do vinho base. Nas modalidades de refermentação em garrafa a LSA, comparativamente com a LED, apresentou melhores resultados sensoriais e físico-químicos tendo paralelamente conduzido a menores custos de implementação na adega.

Descrição

Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23099TFCPAG.

Palavras-chave

Espumante , Método Clássico , Leveduras encapsuladas desidratadas , Leveduras secas activas

Citação

RODRIGUES, Catarina Isabel Duarte da Silva (2002) - Ensaios de refermentação em garrafa para preparação de espumante elementar branco segundo o método clássico 8Champanhês). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.