Título: Controlo de qualidade na Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz : aspectos de estabilização, clarificação e conservação de vinhos
Autor: Rosa, Sandra Cristina Amaral
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Veladas, Rui
Palavras-chave: Controlo de qualidade
Clarificação
Estabilização
Vinhos CARMIM
Data: 2001
Citação: ROSA, Sandra Cristina Amaral (2001) - Controlo de qualidade na Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz : aspectos de estabilização, clarificação e conservação de vinhos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.
Resumo: Este trabalho foi realizado na Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz em controlo de qualidade em vinhos, incidindo sobretudo nos aspectos de estabilização, clarificação e conservação. Os testes de pesquisa de proteínas indicaram a necessidade de proceder à colagem dos vinhos com bentonite. O teste do bitartarato de potássio, utilizado para verificar a estabilidade tartárica, mostrou que todos os vinhos estavam estabilizados, com a excepção do vinho DOC, ao qual foi necessário adicionar ácido metatartárico. O índice de colmatação permitiu verificar que a filtração por terras, na maior parte dos vinhos, é suficiente na retenção de partículas colmatantes, não sendo necessária a posterior filtração por placas e cartuchos. Os resultados das determinações analíticas (grau alcoólico, acidez total, acidez volátil, pH, dióxido de enxofre total e dióxido de enxofre livre) apresentaram-se todos dentro dos valores normais para estes tipos de vinhos e de acordo com a legislação comunitária. O método da bioluminescência permitiu verificar que a higienização do filtro de terras e da linha de engarrafamento foi correctamente efectuada.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22693TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2042
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22693 (2).pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.