Título: Acidificação e desacidificação de vinhos tintos do Dão : influência sobre as características físico-químicas e sensoriais
Autor: Barbosa, Nuno Mesquita
metadata.dc.contributor.advisor: Agostinho, Maria Assunção
Peres, Maria de Fátima Pratas
Palavras-chave: Vinho tinto
Acidificação
Desacidificação química
Data: 2001
Citação: BARBOSA, Nuno Mesquita (2001) - Acidificação e desacidificação de vinhos tintos do Dão : influência sobre as características físico-químicas e sensoriais. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola.
Resumo: Estudou-se comparativamente a acidificação e desacidificação química em vinhos tintos da Região do Dão, tendo-se para tal utilizado três diferentes acidificantes (ácido tartárico, ácido cítrico e sulfato de cálcio) e quatro desacidificantes (bicarbonato de sódio, tartarato neutro de potássio, carbonato de cálcio e hidrogeno tartarato de potássio) em duas concentrações (0,5 e 1,0 g/l) e combinações diferentes. Na utilização dos acidificantes verificou-se que os ácidos tartárico e cítrico provocaram um aumento da acidez total, mais evidenciada com a utilização do ácido cítrico, e uma diminuição do pH, mais pronunciada com o ácido tartárico. A aplicação de acidificantes provocou um aumento da intensidade da cor do vinho, dos teores de fenóis totais e de antocianas. A nível sensorial o vinho beneficiou de uma maneira geral com a aplicação de acidificantes. Relativamente aos desacidificantes aplicados o bicarbonato de sódio e o carbonato de cálcio aumentaram o valor de pH e diminuíram a acidez total, mais evidente com a utilização do carbonato de cálcio. Na intensidade da cor verificou-se uma diminuição, sendo esta mais acentuada com o aumento da dose de desacidificante aplicada. Face à prova organoléptica o vinho beneficiou com a aplicação de tartarato neutro de potássio.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22677TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2029
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
22677 (2).pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.