Título: Caracterização das matérias-primas e tecnologia de fabrico de presunto e chouriço de carne numa indústria beirã
Autor: Santos, Nuno Miguel Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Águas, Paulo Manuel Pires
Palavras-chave: Presunto
Produto à base de carne
Temperatura
Humidade
Data: 2010
Editora: ESA. IPCB
Citação: SANTOS, Nuno Miguel Pereira dos (2010) - Caracterização das matérias-primas e tecnologia de fabrico de presunto e chouriço de carne numa indústria beirã. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: Neste estágio curricular foi feito um acompanhamento do processo de fabrico do presunto curado, e chouriço de carne na empresa “CASA QUINTELA” situada na Atalaia do Campo, tendo este mesmo decorrido no período compreendido entre 15 de Março a 20 de Junho do ano de 2010. No presente trabalho fez-se um acompanhamento e estudo de todas as fases do processo de fabrico do presunto curado e chouriço de carne, desde que entra na fábrica (perna de suíno refrigerada e pá de porco refrigerada) até chegar ao consumidor final. A partir daí procedeu-se à elaboração do respectivo diagrama de fabrico (fluxograma de fabrico) com a identificação de todas as fases e as respectivas temperaturas e humidades relativas a que o produto deve estar sujeito nessa fase. Posteriormente, e já na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, foram feitas análises físico-químicas (gordura, proteína total, azoto básico volátil total, determinação da humidade, resíduo seco, pH e temperatura, matéria inorgânica (cinzas), matéria orgânica e cloretos no produto.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar. Apenas estão disponíveis o resumo e os índices.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26862TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/20
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_NUNO_SANTOS.pdf132,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.