Caracterização mineral de matérias primas utilizadas em alimentos compostos
Ficheiros
Data
2005
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho teve por objectivo determinar o teor em minerais, de algumas matérias-primas utilizadas em alimentos compostos.
As matérias-primas analisadas foram o milho, o trigo, a cevada, o “corn glúten feed”, a sêmea de trigo, o bagaço de soja, o bagaço de girassol e o bagaço de palmiste.
Este estudo efectuou-se na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e na Empresa Sicel, Sociedade Industrial de Cereais, S. A. sedeada em Alcains, no distrito e concelho de Castelo Branco, de onde foram colhidas as amostras das matérias-primas em estudo.
Os minerais avaliados foram os seguintes: cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), ferro (Fe), cobre (Cu) e zinco (Zn).
Os valores médios em fósforo e magnésio apresentaram-se abaixo dos valores de referência da “Setna Nutricion”, ao contrário dos valores médios em cálcio, ferro, cobre e zinco, que se revelaram superiores.
Destacamos os elevados teores em feno para todas as matérias-primas.
Os teores em minerais variaram ao longo das datas de amostragem para todas as matérias-primas, no entanto os teores em fósforo e magnésio apresentaram uma variabilidade menos acentuada.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25220TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25220TFCPAN.
Palavras-chave
Minerais , Matérias-primas , Alimentos compostos , Espectroscopia de absorção atómica , Espectroscopia de absorção molecular
Citação
SANTOS, Élia Maria Gregório Sousa (2005) - Caracterização mineral de matérias primas utilizadas em alimentos compostos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.