Título: Efeito de imunoestimulantes e tratamentos profiláticos na produção de pós-larvas e juvenis de linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858)
Autor: Viana, Luís Manuel Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor: Conceição, Luís Eugénio Castanheira da
Kletschke, Maria da Conceição da Silva Marinho
Palavras-chave: Aquacultura
Solea senegalensis
Pós-larvas
Adaptação a alimento inerte
Stresse térmico
Imunoestimulantes
Ergosan
Vitamina C
Formol
Substrato de areia
Tratamentos profiláticos
Data: 2004
Citação: VIANA, Luís Manuel Fernandes (2004) - Efeito de imunoestimulantes e tratamentos profiláticos na produção de pós-larvas e juvenis de linguado (Solea senegalensis, Kaup 1858). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Agronómica - Ramo Animal.
Resumo: A produção de Solea senegalensis, continua limitada, pela elevada mortalidade, durante a Fase de Adaptação a Alimento Inerte, pensando-se que será necessário, durante o processo produtivo, melhorar os regimes alimentares, aplicar medidas profiláticas e usar imunoestimulantes, que reforcem a resistência às eventuais condições de stresse, encontradas no cultivo larvar. Neste trabalho, efectuaram-se dois ensaios com Linguado Senegalês, durante a Fase de Adaptação a Alimento Inerte. No primeiro usaram-se o Ergosan e a Vitamina C, produtos com efeito imunoestimulante, perante condições estáveis e de stresse térmico, respectivamente. No segundo utilizaram-se os tratamentos profiláticos com Formol e Areia, sob condições de stresse térmico. Verificou-se um efeito dos produtos imunoestimulantes no crescimento em larvas aos 53 DAE, mas que se atenuou com o decorrer do ensaio. Isto sugere que ou estes produtos imunoestimulantes têm pouco efeito, ou que o mesmo não se revelou, por os peixes não terem atingido níveis de stresse suficientes. Os tratamentos profiláticos tiveram um desempenho evidente na Taxa de Sobrevivência Aparente e sobre o Estado das Caudas. O uso de Substrato de Areia, no cultivo comercial poderá ser questionado, por razões praticas ou de viabilidade económica. O uso de formol é recomendado em situações de risco.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24909TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1945
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24909 (2).pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.