Autocontrolo na cadeia de frio numa empresa de distribuição de produtos alimentares
Ficheiros
Data
2003
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho teve como principal objectivo a implementação do autocontrolo na cadeia de frio numa empresa de distribuição alimentar, seguindo os princípios descritos no Codex Alimentarius (1998), adaptando a este caso específico, o qual é um pouco diferente uma vez que se está a implementar o HACCP para um conjunto de produtos diferentes (produtos refrigerados, produtos congelados, carne e peixe).
O estudo consistiu na tomada de conhecimento dos vários sectores, fluxogramas e circuitos funcionais da empresa. A partir daí procedeu-se para a cadeia de frio, à identificação dos perigos em cada fase, à determinação dos pontos críticos de controlo e à proposta das respectivas medidas preventivas e correctivas.
Contribuiu-se também para a futura elaboração de um código de boas práticas na empresa, através da sugestão de alguns parâmetros.
Descrição
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24167TFCPAN.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24167TFCPAN.
Palavras-chave
Autocontrolo , Quadro de gestão , HACCP , PCC
Citação
PEREIRA, Carlos Manuel Martins (2003) - autocontrolo na cadeia de frio numa mepresa de distribuição de produtos alimentares. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.