Título: Estudo comparativo entre o método Compact dry e o método clássico na contagem de microrganismos totais a 30ºC e coliformes totais em alimentos
Autor: Caniça, Tiago Emanuel Neves
metadata.dc.contributor.advisor: Pintado, Cristina Maria Baptista Santos
Silva, Cecília
Palavras-chave: Microrganismos mesófilos
Bactérias coliformes
Escherichia coli
Compact dry
Sementeira por incorporação em placas
Data: 2008
Editora: IPCB. ESA
Citação: CANIÇA, Tiago Emanuel Esteves (2008) - Estudo comparativo entre o método Compact dry e o método clássico na contagem de microrganismos totais a 30ºC e coliformes totais em alimentos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Resumo: Este trabalho resulta de um estágio de 6 meses no laboratório Aqualab, em Albufeira, onde foi realizado o estudo comparativo entre o método Compact dry e o método clássico geralmente descrito nas normas em vigor. Para a contagem de microrganismos totais a 30ºC e bactérias coliformes e Escherichia coli em alimentos. As amostras utilizadas no estudo são de natureza variada e não sofreram qualquer tipo de selecção. Os resultados obtidos mostram que a correlação entre os dois métodos usados na contagem de microrganismos totais a 30ºC, é superior à correlação observada entre os dois métodos utilizados para a contagem de bactérias coliformes e Escherichia coli (coliformes totais). Atendendo aos resultados obtidos, conclui-se que o uso do método Compact dry TC na contagem de microrganismos totais a 30ºC é mais adequado. Em relação aos métodos usados na contagem de bactérias coliformes e Escherichia coli (coliformes totais), uma vez que a correlação entre métodos não é tão grande, a opção pelo uso do método Compact dry EC, parece ser a mais simples, uma vez que o seu procedimento técnico é mais prático.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26003TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/182
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_TIA_CAN.pdf136,11 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.