Título: Valorização da cereja através de calibragem mecânica : caracterização de diferentes variedades de cereja da Cova da Beira
Autor: Bogas, Francisco Manuel Ramos de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Data: 2000
Citação: BOGAS, Francisco Manuel Ramos de Araújo (2000) - Valorização da cereja através de calibragem mecânica : caracterização de diferentes variedades de cereja da Cova da Beira. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Resumo: Com este trabalho pretendemos caracterizar algumas das variedades de cerejeira, nomeadamente a aptidão para a calibragem mecânica na Cova da Beira - Serra da Gardunha. Este ensaio foi realizado em pomares situados em Alcongosta e S.Macário - Fundão, onde avaliámos em vários aspectos as variedades Morangão. Mirandela Roxa, De Saco, Biganeaux Hactif Burlat e Maring. Estas foram submetidas a vários testes que nos forneceram dados ou informação de algumas características, existentes nestas variedades que nos permitem ultrapassar alguns dos problemas que este tipo de cultura oferece ao produtor. Realizou-se o teste de rachamento no qual utilizamos três variedades: De Saco, Morangão e Maring, constatando-se que a variedade mais resistente foi a De Saco sendo a Maring a mais sensível. Quanto ao teste diâmetro de queda na calibragem mecânica, submetemos a Mirandela Roxa e De Saco e os frutos de ambas as variedades caíram antes de atingir um diâmetro máximo inferior a 22 mm. No que diz respeito ao acompanhamento da evolução relação peso polpa / peso total em função do calibre e variedade, a Maring apresenta uma maior evolução. Também verificamos que o comportamento da variedade Mirandela Roxa na calibragem mecânica é muito boa, visto que os frutos não apresentam nenhum tipo de maceração ou toque após ter sido submetido a este ensaio. Por último a variedade Maring apresenta o máximo de rendimento polpa em relação as restantes variedades envolvidas neste ensaio.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21805TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1797
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
21805 (2).pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.