Influência do estado de maturação do fruto na qualidade do azeite
Date
1999
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O presente trabalho consta de um estudo sobre três variedades de oliveira (Olea europaea L.) na Beira Interior, Galega vulgar, Cordovil e Bical de Castelo Branco, durante a campanha de 1998/99. Da produção total das árvores, separou-se amostras em estados de maturação distintos, de acordo com a cor do epicarpo dos frutos: verde, semi-verde, roxa e negra. Procedeu-se depois à determinação de vários parâmetros físico-químicos das azeitonas e dos azeites elementares para os diversos estados de maturação.
No que se refere à composição acídica o azeite Galega destaca-se por um elevado teor em ácido oleico e por um baixo teor em ácido linoleico. O azeite Bical distingue-se do azeite Cordovil principalmente por um teor em ácidos saturados um pouco mais elevado.
O azeite Galega evidencia uma maior estabilidade oxidativa; este facto resulta essencialmente da sua composição acídica pobre em ácidos polinsaturados, apesar do seu baixo teor em polifenóis totais.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19513TFCPAG.
Keywords
Olea europaea, Maturação, Azeitona, Azeites elementares
Citation
FERNANDES, Sandra Mónica Faria (1999) - Influência do estado de maturação do fruto na qualidade do azeite. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.