Título: Utilização do GPS (Sistema de Posicionamento Global) no levantamento topográfico de áreas florestais : comparação com outras metodologias
Autor: Flôr, Júlio Manuel Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José António Abrantes Massano
Data: 1997
Citação: FLÔR, Júlio Manuel Dias 81997) - Utilização do GPS (Sistema de Posicionamento Global) no levantamento topográfico de áreas florestais : comparação com outras metodologias. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.
Resumo: Este trabalho pretende comparar diferentes metodologias no levantamento topográfico de áreas florestais e comprovar a aplicabilidade e grau de precisão do Sistema de Posicionamento Global (GPS) neste campo. As metodologias utilizadas foram a digitalização dos limites das parcelas na fotografia aérea, (depois de scanerizada, georreferenciada e corrigida geometricamente), o posicionamento com receptores GPS dessas mesmas parcelas, (método Rápido-Estático e método Pára-Avança) e a informação obtida a partir do registo cadastral. Atendendo às condições de execução deste trabalho e tomando como referência os valores indicados pelo cadastro, a digitalização foi o método que melhores resultados alcançou. No entanto, a técnica GPS apresenta-se como alternativa viável, com valores suficientemente próximos e precisos para trabalhos a realizar em escalas pequenas, como é o caso. Em situações de elevada densidade arbórea o Posicionamento Rápido-Estático revelou-se de maior precisão, enquanto em situações de menos densidade do coberto face à proximidade dos valores obtidos, o Posicionamento Pára-Avança apresenta-se mais vantajoso, quer pela rapidez de execução quer pelos menores custos associados á sua utilização.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17799TFCPF.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1605
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Florestal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JUL_FLO.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.