Utilização do GPS (Sistema de Posicionamento Global) no levantamento topográfico de áreas florestais : comparação com outras metodologias
Date
1997
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Este trabalho pretende comparar diferentes metodologias no levantamento topográfico de áreas florestais e comprovar a aplicabilidade e grau de precisão do Sistema de Posicionamento Global (GPS) neste campo.
As metodologias utilizadas foram a digitalização dos limites das parcelas na fotografia aérea, (depois de scanerizada, georreferenciada e corrigida geometricamente), o posicionamento com receptores GPS dessas mesmas parcelas, (método Rápido-Estático e método Pára-Avança) e a informação obtida a partir do registo cadastral.
Atendendo às condições de execução deste trabalho e tomando como referência os valores indicados pelo cadastro, a digitalização foi o método que melhores resultados alcançou.
No entanto, a técnica GPS apresenta-se como alternativa viável, com valores suficientemente próximos e precisos para trabalhos a realizar em escalas pequenas, como é o caso.
Em situações de elevada densidade arbórea o Posicionamento Rápido-Estático revelou-se de maior precisão, enquanto em situações de menos densidade do coberto face à proximidade dos valores obtidos, o Posicionamento Pára-Avança apresenta-se mais vantajoso, quer pela rapidez de execução quer pelos menores custos associados á sua utilização.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17799TFCPF.
Keywords
Citation
FLÔR, Júlio Manuel Dias 81997) - Utilização do GPS (Sistema de Posicionamento Global) no levantamento topográfico de áreas florestais : comparação com outras metodologias. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Florestal.