Título: Contributo das actividades produtivas complementares para o crescimento rural da Cova da Beira : caracterização das actividades e definição de estratégias
Autor: Pires, Rogério Moisés Caveiro
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Martinho Lopes de
Almeida, Celestino António Morais de
Data: 1995
Citação: PIRES, Rogério Moisés Caveiro (1995) - Contributo das actividades produtivas complementares para o crescimento rural da Cova da Beira : caracterização das actividades e definição de estratégias. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Maquinaria Agrícola.
Resumo: Este trabalho foi efectuado na região da Cova da Beira, nas freguesias dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão; tem como objectivo geral a recolha de elementos para a criação de uma fonte de dados, para melhor se poderem traçar planos de desenvolvimento para a região. A actividade principal desenvolvida na região é a agricultura, sendo o destino principal de grande parte dos produtos daí retirados, em muitas freguesias o autoconsumo, embora também se verifique existir o destino da comercialização de alguns produtos. Além da agricultura existem na região actividades industriais, de onde se destaca a existência de empresas de construção civil num grande número de freguesias. Estes elementos foram recolhidos através de um inquérito enviado às juntas de freguesia, posteriormente foram ordenados e motivo de análise ao longo do trabalho. Da análise aos elementos recolhidos também se traçaram estratégias em forma de conclusão que de alguma maneira possam contribuir para o desenvolvimento da região e qual o papel que um técnico habilitado pode desempenhar na aplicação prática dessas estratégias junto da comunidade rural.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17500TFCMA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1575
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Maquinaria Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ROG_PIR.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.