Título: Efeitos da temperatura e do período de armazenamento sobre os teores de progesterona em amostras de leite completo e desnatado e de soro e plasma sanguíneos
Autor: Santos, Ana Mafalda Madeira
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, José Robalo da
Oliveira, Ana Maria
Data: 1992
Citação: SANTOS, Ana Mafalda Madeira (1992) - Efeitos da temperatura e do período de armazenamento sobre os teores de progesterona em amostras de leite completo e desnatado e de soro e plasma sanguíneos. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: A progesterona. (P4), determinada em amostras de sangue circulante ou em amostras de leite, é uma hormona que permite padronizar correctamente a actividade lútea e, através desta, a actividade ovárica em bovinos e noutras espécies domésticas (Hunter, 1980). Por isso, a concentração de progesterona em fluídos biológicos tem servido de base a inúmeros estudos de caracterização da actividade reprodutiva na fêmea, como a determinação do início da actividade ovárica após a parição (Schams et al., 1978; Robalo Silva et al., 1987), a caracterização dos ciclos éstricos (Hansel e Convey,1983) e o diagnóstico de gestação (Ferreira et al., 1985). A caracterização correcta da actividade ovárica da fêmea, com base em perfis de progesterona, depende da capacidade de determinação da verdadeira concentração de progesterona no fluído biológico recolhido. Vários factores podem afectar a concentração de progesterona existente em circulação no momento da recolha da amostra, como as técnicas de recolha, de processamento e de armazenamento das amostras (Pulido, 1989). Porque a utilização de amostras de leite para determinação de progesterona representa um sistema de obtenção de amostras que não requer mão-de-obra especializada, amostras de leite completo ou desnatado têm vindo a ser mais frequentemente utilizadas do que amostras de sangue para controlo da actividade reprodutiva (Laing et al. 1979). Este sistema tem vindo a ser utilizado em Portugal em estudos que objectivam caracterizar a actividade reprodutiva pós-parto em bovinos de leite (Robalo Silva, 1989). Nestes estudos, as amostras são colhidas e enviadas ao laboratório pelos criadores, observando-se com alguma frequência atrasos prolongados na recepção das amostras. Estes atrasos podem afectar a concentração de progesterona nas amostras, sobretudo nos meses quentes de verão, pelo que foi decidido verificar a influência da temperatura e do período de armazenamento sobre a concentração de progesterona em amostras de leite completo e desnatado colhidos e processados em condições uniformes. Como objectivo secundário foi estudada a influência da temperatura e do tempo de armazenamento sobre a concentração de progesterona em amostras de soro e plasma.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13089TFCPAN ; C30-13090TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1459
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_SAN.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.