Influência de diferentes sistemas de manutenção do solo na produção e no crescimento vegetativo de oliveiras
Ficheiros
Data
1992
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho teve como objectivo tentar avaliar as alterações produzidas por diferentes sistemas de manutenção do solo, na produção e no crescimento vegetativo, num olival na região de Castelo Branco.
Os sistemas de manutenção que estão a ser ensaiados desde 1987; são os seguintes: (A) — Testemunha sem controlo de infestantes; (B)- Mobilização tradicional; (C)- Não mobilização com aplicação de herbicidas.
Os resultados obtidos na produção demonstraram que não existem diferenças significativas entre os sistemas de manutenção do solo. Neste parâmetro o maior valor ocorreu na (A) seguida da (C) e finalmente a (B) que registou o valor mais baixo.
No que se refere ao crescimento vegetativo as árvores de (C) apresentaram diferenças significativas em relação às árvores submetidas em (B). As árvores submetidas a (C) também apresentaram maiores crescimentos vegetativos que as árvores de (A); no entanto, as diferenças não foram significativas.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13094TFCPAG.
Palavras-chave
Citação
SERRA, João José da Silva (1992) - Influência de diferentes sistemas de manutenção do solo na produção e no crescimento vegetativo de oliveiras. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.