Classificação de leite cru ao produtor: métodos de referência e métodos automáticos
Ficheiros
Data
2011
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
Os indicadores da qualidade de leite apontam para níveis muito elevados de cumprimento relativamente a parâmetros de saúde e de higiene. Este trabalho teve como objectivo classificar leite cru para pagamento ao produtor. Na campanha 2009/2010, com base no total de amostras analisadas na ALIP, que representaram um grande volume de leite produzido no Continente, a gordura e a proteína apresentaram uma média de 3,9, 3.3 e (m/m), respectivamente. Em ureia, apresentaram uma média de 229 (ppm). Em relação à questão higio-sanitária, a contagem de microrganismos apresentou uma média de 47.000 UFC/ml, verificando-se que 55% das amostras estão compreendidas entre 10.000 – 50.000, quando o limite é 100.000 UFC/ml. Por sua vez, a contagem de células somáticas apresentou uma média de 331.000 células/ml, constatando-se que 47% das amostras situam-se abaixo de 300.000 células/ml, quando o limite é 400 células/ml.
Face às fortes penalizações, a quantidade de amostras com resíduos anti-microbianos acima dos LMR (limites máximos de resíduo) tem diminuído de forma acentuada, assim como a percentagem de amostras com água.
Descrição
Só estão disponíveis o resumo e os índices.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27147TFCNHQA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27147TFCNHQA.
Palavras-chave
Leite cru , Análise , Contraste leiteiro , Qualidade higio-sanitária
Citação
TEIXEIRA, Simão Pedro Sampaio (2011) - Classificação de leite cru ao produtor: métodos de referência e métodos automáticos. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.