Título: Adaptação de pessoas com limitações visuais na realização de operações de rotina em explorações leiteiras de ovinos
Autor: Nunes, Rui Manuel de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Pires, Tiago Homem de Sousa
Data: 1999
Citação: NUNES, Rui Manuel de Almeida (1999) - Adaptação de pessoas com limitações visuais na realização de operações de rotina em explorações leiteiras de ovinos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: Neste trabalho o seu autor, pessoa com limitações visuais importantes, pretendeu auto-avaliar o seu próprio desempenho na execução de actividades próprias da produção animal, a ordenha mecânica de ovelhas, que são desenvolvidas sempre no mesmo local e ao abrigo da intempérie. Escolheu-se a ordenha mecânica por ser uma actividade rotineira, repetitiva e executada por mais de uma pessoa, tomando-se por isso mais fácil a memorização e mecanização de um conjunto de operações, bem como a divisão de tarefas entre as outras pessoas, permitindo a integração de pessoas com limitações visuais ou mesmo invisuais nesse trabalho de equipa. O tempo total em que o autor participou nas tarefas de ordenha mecânica foi de cerca de três meses, e os resultados de desempenho foram excelentes pois ao fim de pouco mais de uma semana todas as tarefas eram executadas com destreza e método. Constatou-se a existência de algumas limitações de natureza física (local) e técnica (equipamento de ordenha), que corrigidas ou melhoradas em muito facilitariam o trabalho e aumentariam a segurança não só para eventuais trabalhadores com limitações visuais como também para os outros trabalhadores. A experiência mostrou que, mesmo na agricultura, há tarefas que podem ser bem desempenhadas por pessoas com sérias limitações visuais sendo possível, por vezes mesmo sem quaisquer alterações dos postos de trabalho, integrá-las numa equipa e na vida activa, valorizando a pessoa e contribuindo para a sua realização pessoal e profissional.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20154TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1255
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_RUI_NUN.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.