Título: Inventariação de plantas aromáticas e medicinais no concelho de Constância : etnobotânica, aplicação a espaços verdes e educação ambiental
Autor: Gomes, Ana Luísa da Cruz Banito
metadata.dc.contributor.advisor: Velo, Anabela Cardoso
Lopes, Tiago
Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Palavras-chave: Etnobotânica
Plantas aromáticas
Plantas condimentares
Plantas medicinais
Data: 2003
Citação: GOMES, Ana Luísa da Cruz Banito (2003) - Inventariação de plantas aromáticas e medicinais no concelho de Constância : etnobotânica, aplicação a espaços verdes e educação ambiental. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho, realizou-se no concelho de Constância (distrito de Santarém), teve como objectivo dar a conhecer a riqueza florística das espécies silvestres úteis do concelho, contribuindo para a preservação do património cultural e natural no que se refere ao uso e tradições ligadas às plantas e para o melhor conhecimento das Plantas Aromáticas, Medicinais (PAM) e Condimentares bem como outros costumes aliados à utilização de espécies silvestres. Foram efectuados inquéritos etnobotânicos à população de forma a recolher informação do conhecimento e utilização deste tipo de plantas. Por fim, para estimular a utilização e difusão deste saber, empregando a informação recolhida, apresentou-se uma proposta de um Jardim de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares Silvestres a implementar no Parque Ambiental de Santa Margarida, localizado neste concelho complementando com uma proposta de dois Percursos Pedestres de Observação e Interpretação da Natureza com esta temática, integrado na rede de percursos já existentes, servindo como instrumentos de divulgação etnobotânica e de educação ambiental.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23803TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1142
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_GOM.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.