Título: Caracterização de diversos parâmetros relacionados com a produtividade de cultivares portugueses conduzidos em eixo central
Autor: Ruivo, Liliana Sofia Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, António Maria dos Santos
Cordeiro, António Manuel
Palavras-chave: Olea europaea L.
Variedades
Épocas de floração
Qualidade da flor
Vingamento
Data: 2009
Citação: RUIVO, Liliana Sofia Martins (2009) - Caracterização de diversos parâmetros relacionados com a produtividade de cultivares portugueses conduzidos em eixo central. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.
Resumo: A realização deste trabalho tem como finalidade a caracterização de diversos parâmetros relacionados com a produtividade de cultivares de oliveiras portuguesas (‘Azeiteira’, ‘Carrasquenha De Elvas’, ‘Cobrançosa’, ‘Galega Vulgar’, ‘Redondil’, ‘Verdeal De Trás-Os-Montes’ e a cultivar ‘Arbequina’ como testemunha) conduzidas em eixo central. Os trabalhos experimentais efectuaram-se na Herdade de Reguengo, Ex-Departamento de Olivicultura da Ex-Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, localizada na região de Elvas. O olival onde decorreu o ensaio é um olival superintensivo (l,35x3.75 m) que se encontrava no 2° ano após plantação. Ao longo do período experimental, fez-se o acompanhamento das cultivares incluídas neste trabalho desde o estado fenológico invernal (A) até ao estado de endurecimento do endocarpo (I1). Caracterizou-se o período de floração, analisou-se a qualidade da flor e o vingamento da azeitona. As cultivares em autopolinização não mostraram ser auto incompatíveis. A duração do período de floração no ano de 2006 foi reduzida, o número de flores por inflorescência e o aborto ovárico foram baixos. As cultivares encontravam-se no 2° ano após plantação e tal, facto poderá ter condicionado os resultados obtidos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26472TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/992
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LIL_RUI.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.