A confusão sexual como método de luta no combate ao bichado da fruta (Cydia pomonella), em protecção integrada e em modo de produção biológico

Data

2007

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O bichado da fruta (Cydia pomonella L.), apresenta-se como uma praga-chave da cultura da macieira pelos elevados danos directos que pode acarretar na produção, caso não se tomem medidas de combate. Para se evitarem os fenómenos de resistência a algumas substâncias activas e ao mesmo tempo reduzir os resíduos de insecticidas no produto final, existem métodos alternativos à luta química, nomeadamente a confusão sexual. A confusão sexual é um método que pretende prevenir ou reduzir o aparecimento da praga, saturando a atmosfera com feromona sintética da fêmea, o que provoca a desorientação dos machos, impedindo-os de localizar as fêmeas, ficando a reprodução da espécie comprometida. Este método foi aplicado na Estação Agrária de Viseu em quatro parcelas de pomares de macieiras (três parcelas em protecção integrada e uma em modo de produção biológico) recorrendo a difusores ISOMATE C Plus e ISOMAT C/OFM. As restantes três parcelas do ensaio na Estação Agrária de Viseu foram sujeitas somente a luta química. Para monitorização da praga usaram-se os métodos de observação: armadilha sexual, insectário, mangas de postura, observação visual de frutos e lagartas nas cintas-armadilha fixas. Conclui-se que, nas condições deste ensaio, o método da confusão sexual, por si só, não foi suficiente para combater o bichado, tendo de se recorrer a tratamentos fitossanitários complementares.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25717TFCPAG.

Palavras-chave

Cydia pomonella , Confusão sexual , Difusores , Protecção integrada , Modo de produção biológico

Citação

MARQUES, Sandra Cristina Ferreira (2007) - A confusão sexual como método de luta no combate ao bichado da fruta (Cydia pomonella), em protecção integrada e em modo de produção biológico. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.