Título: A confusão sexual como método de luta no combate ao bichado da fruta (Cydia pomonella), em protecção integrada e em modo de produção biológico
Autor: Marques, Sandra Cristina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Marques, Maria Helena Cortês Pinto
Coutinho, José Pereira Ribeiro
Palavras-chave: Cydia pomonella
Confusão sexual
Difusores
Protecção integrada
Modo de produção biológico
Data: 2007
Citação: MARQUES, Sandra Cristina Ferreira (2007) - A confusão sexual como método de luta no combate ao bichado da fruta (Cydia pomonella), em protecção integrada e em modo de produção biológico. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.
Resumo: O bichado da fruta (Cydia pomonella L.), apresenta-se como uma praga-chave da cultura da macieira pelos elevados danos directos que pode acarretar na produção, caso não se tomem medidas de combate. Para se evitarem os fenómenos de resistência a algumas substâncias activas e ao mesmo tempo reduzir os resíduos de insecticidas no produto final, existem métodos alternativos à luta química, nomeadamente a confusão sexual. A confusão sexual é um método que pretende prevenir ou reduzir o aparecimento da praga, saturando a atmosfera com feromona sintética da fêmea, o que provoca a desorientação dos machos, impedindo-os de localizar as fêmeas, ficando a reprodução da espécie comprometida. Este método foi aplicado na Estação Agrária de Viseu em quatro parcelas de pomares de macieiras (três parcelas em protecção integrada e uma em modo de produção biológico) recorrendo a difusores ISOMATE C Plus e ISOMAT C/OFM. As restantes três parcelas do ensaio na Estação Agrária de Viseu foram sujeitas somente a luta química. Para monitorização da praga usaram-se os métodos de observação: armadilha sexual, insectário, mangas de postura, observação visual de frutos e lagartas nas cintas-armadilha fixas. Conclui-se que, nas condições deste ensaio, o método da confusão sexual, por si só, não foi suficiente para combater o bichado, tendo de se recorrer a tratamentos fitossanitários complementares.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25717TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/984
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SAN_MAR.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.