Avaliação de suceptibilidade a Phomopsis amygdali Del. em pessegueiros sujeitos a diferentes níveis de fertilização azotada
Ficheiros
Data
2007
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Em 2005, no pomar de pessegueiros da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, localizado no concelho de Castelo Branco, foi estabelecido um ensaio de fertilização azotada. O ensaio compreendeu quatro modalidades de fertilização azotada: N0 - sem adubação, N1 - 50kg N/ha, N2 - 100 kg N/ha e N3 - 200kg N/ha. Cada modalidade é constituída por quatro árvores, sendo duas árvores úteis e de duas de bordadura, com três repetições, num total de 48 árvores. A aplicação do azoto foi realizada quinzenalmente utilizando adubo nitroamoniacal 20,5%.
Foi avaliado o estado de nutrição das árvores, o vigor, a produção, a qualidade dos frutos e a susceptibilidade a Phomopsis amygdali Del.
A fertilização diferencial em azoto conduziu a diferenças significativas entre as modalidades nos teores foliares de azoto, cálcio, magnésio, enxofre e boro.
As condições de seca extrema no ano de 2005, levaram a uma produção total baixa (8,5 t/ha) sem diferenças significativas entre as modalidades.
A área média de cancro variou entre 2,3 e 1,9 cm2, não se observando diferenças na susceptibilidade das diferentes modalidades.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25689TFCPAG.
Palavras-chave
Pessegueiros , Cultivar Rich Lady , Azoto , Phomopsis amygdali , Nutrição mineral
Citação
NUNES, Sara Marisa Fernandes de Oliveira (2007) - Avaliação de suceptibilidade a Phomopsis amygdali Del. em pessegueiros sujeitos a diferentes níveis de fertilização azotada. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.