Título: Caracterização da cereja Cova da Beira (I.G.P.) : classificação da cereja processada na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira
Autor: Matos, Ana Filipa dos Santos Rodrigues Franco de
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria de Lurdes Joanico Santiago de Carvalho Martins de
Ramos, Paulo Alexandre Anceriz
Palavras-chave: Qualidade
Cotações
Pós-colheita
Maturação
Variedades de cereja
Data: 2007
Citação: MATOS, Ana Filipa dos Santos Rodrigues Franco de (2007) - Caracterização da cereja Cova da Beira (I.G.P.) : classificação da cereja processada na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.
Resumo: Este trabalho teve como principal objectivo a classificação e avaliação dos parâmetros físico-químicos de qualidade das variedades mais representativas da cereja processada na Cooperativa Agrícola dos Fruticultores da Cova da Beira. De tal modo que, as variedades em estudo têm origem também nas freguesias que mais se destacam na entrega deste fruto na cooperativa, sendo elas a freguesia de Ferro e Tortosendo. As variedades amostradas são a Burlat, Earlise, Maring, Saco e Summit. Para cada uma delas avaliou-se a cor, o peso, o calibre, a dureza e o índice refractométrico. No que diz respeito à classificação da cereja processada na CAFCB constatou-se que as classes de calibre predominantes no ano de 2007, pertencem às categorias de 1ª A, com cerca de 65,5 % e 1ª B, com uma representação de aproximadamente 25,1 %. Relativamente à caracterização da Cereja da Cova da Beira (I.G.P.) podemos referir que se trata maioritariamente cerca de 50% de cereja proveniente da freguesia do Ferro. A cor varia entre 4 e 6 (tabela CTIFL) a que corresponde um peso médio e calibre entre os 5,5-9,8 g e os 22-27,5 mm respectivamente; a dureza oscila entre 46,6 e 73,3 (Durofel) o que classifica a Cereja Cova da Beira como mole a firme e doce (14,5- 21 °Brix).
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25686TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/971
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_MAT.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.