Avaliação do potencial produtivo de novas variedades de cereja (Prunus avium, L.) na Cova da Beira
Date
2007
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
A serra da Gardunha, em plena Cova da Beira, é considerada o solar da cerejeira. Responsável por mais de 50% da produção nacional, a Cova da Beira apresenta microzonas de maturação escalonada, algumas com um grande potencial pela época de produção muito temporã.
Neste trabalho foi feito o acompanhamento desde a floração até à maturação e posterior avaliação da qualidade intrínseca e extrínseca de novas variedades de cereja produzidas em três pomares: dois localizados a Sul e o outro localizado a Norte da serra da Gardunha.
Ocorreu antecipação da época de floração das cultivares nos pomares a Sul, mais evidente nas de floração precoce. A Sul ocorre maior escalonamento da maturação das variedades (11 de Maio a 27 de Junho) e simultaneamente antecipação de 7 a 15 dias relativamente aos pomares a Norte (23 de Maio a 28 de Junho).
A mesma variedade, a Sul e Norte, apresentou diferenças significativas entre todos os parâmetros físicos e químicos do fruto. A ocorrência de precipitação de Março a Junho e valores médios da temperatura do ar inferiores aos normais para a região, afectou a maturação e a qualidade da cereja na campanha de 2007. As variedades temporãs apresentaram maior % de refugo, devido ao rachamento da cereja.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25683TFCPAG.
Keywords
Novas variedades de cereja, Cova da Beira, Floração, Maturação, Qualidade
Citation
SILVESTRE, Ana Rita Almeida (2007) - Avaliação do potencial produtivo de novas variedades de cereja (Prunus avium, L.) na Cova da Beira. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.