Avaliação do desempenho da ETAR do Fundão

Data

2006

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Com este trabalho procurou-se avaliar o funcionamento global da ETAR do Fundão, recentemente construída, de forma a verificar a sua eficiência em termos de remoção de carga orgânica. O tratamento dos dados obtidos permitiu verificar que a água afluente, pelas suas características pode ser classificada como uma água residual tipicamente doméstica, embora apresentando uma carga orgânica elevada. Após o tratamento, os resultados evidenciaram que a ETAR em estudo apresenta percentagens elevadas de remoção em todos os parâmetros (CBO5, CQO, Azoto amoniacal, Azoto nítrico e Azoto total), excepto no caso do fósforo e dos SST. Quanto aos VLE verificou-se que, relativamente aos parâmetros de CBO5, SST e de fósforo total, os valores médios obtidos para o efluente tratado violaram a legislação. Assim, face aos resultados obtidos podemos concluir que a ETAR em estudo ainda está a operar em condições que traduzem alguma deficiência no rendimento, provavelmente devido ao curto espaço de tempo em exploração, pelo que é importante continuar a aferir o sistema de forma a aumentar a eficácia e eficiência do mesmo.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25392TFCRA.

Palavras-chave

Água residual doméstica , Eficiência , ETAR

Citação

OLIVEIRA, António Carlos Veríssimo (2006) - Avaliação do desempenho da ETAR do Fundão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Rural e Ambiente.
OLIVEIRA, António Carlos Veríssimo (2004) - Avaliação do desempenho da ETAR do Fundão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Rural e Ambiente.