Contribuição para o diagnóstico ambiental numa indústria agro-alimentar
Ficheiros
Data
2005
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Nos dias que correm, a Indústria não se pode limitar a produzir, há que associar “Quantidade” e “Qualidade” no produto produzido e há que considerar os possíveis impactes causados pela sua actividade. Surgindo, assim, uma preocupação em combinar “Qualidade do Produto Produzido” com “Qualidade Ambiental na Produção do Produto”.
O presente trabalho pretendeu analisar a conformidade de uma indústria de produtos alimentares, na zona do Ribatejo, com a legislação ambiental actualmente em vigor, com a finalidade de implementar a Norma NP EN ISO 14001:1999.
Fez-se uma caracterização das actividades nos diversos sectores e dos possíveis impactes que poderiam causar no ambiente. De um modo geral, nas áreas ambientais abordadas, nomeadamente quanto às emissões gasosas, ruído e substâncias perigosas, constatou-se que os resultados obtidos cumprem os requisitos legais impostos a cada um.
Relativamente à área da água, verificou-se que a empresa ainda se rege pelo Decreto-Lei n.° 236/98, de 1 de Agosto, para controlar a qualidade das suas águas, embora já esteja a actualizar essa situação a fim de dar cumprimento ao diploma actualmente em vigor, Decreto-Lei n.° 243/2001 de 5 de Setembro. Constatou-se também a existência de algumas situações de desperdício de água aquando da lavagem de instalações e equipamentos.
No que diz respeito aos resíduos, verificaram-se algumas situações de deposição incorrecta dos mesmos, mas de um modo geral são cumpridos os requisitos mínimos impostos pela legislação ambiental.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25177TFCRA.
Palavras-chave
Diagnóstico ambiental , Norma ISO 14001 , Sistema de Gestão Ambiental
Citação
D'OLIVEIRA, Susana Isabel D'Ascensão (2005) - Contribuição para o diagnóstico ambiental numa indústria agro-alimentar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Rural e Ambiente.