Título: Contribuição para a caracterização do sistema de gestão de resíduos sólidos produzidos na Zona Industrial Ligeira 2 (Sines)
Autor: Vilhena, Isidro José da Costa Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Rodrigues, Ana Luísa
Palavras-chave: Resíduos industriais
Gestão
Deposição
Data: 2005
Citação: VILHENA, Isidro Jose da Costa Matos (2005) - Contribuição para a caracterização do sistema de gestão de resíduos sólidos produzidos na Zona Industrial Ligeira 2 (Sines). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: A realização do presente trabalho teve por objectivo o conhecimento e a avaliação da problemática da gestão de resíduos produzidos na Zona Industrial Ligeira 2 (ZIL 2) situada na Cidade de Sines. Neste sentido foram inquiridas todas as empresas instaladas na ZIL 2, com o intuito de caracterizar as quantidades, tipo e destino dos resíduos produzidos. Assim, realizou-se um inquérito por entrevista directa, que foi aplicado durante o mês de Agosto. O universo do inquérito correspondeu a 95 empresas, identificou-se 36 empresas com actividade industrial e 59 com actividade comercial. As empresas não souberam quantificar a maioria dos resíduos produzidos, tendo-se verificado que 36,8% das empresas não souberam mesmo quantificar nenhum tipo de resíduo que produziam. Porém, todas afirmaram ter produções diárias inferiores a 1100 litros. As fileiras de resíduos com maior expressão são as embalagens de papel e cartão (37,89%), as embalagens de plástico (28,42%) e os metais (27,37%). Dentro dos fluxos destacam-se os óleos usados (26,32%), as pilhas e acumuladores (13,68%) e os pneus (12,63%). Ao nível da recolha de resíduos, verificou-se que na zona em estudo, para além do sistema municipal algumas empresas tinham contractos estabelecidos com empresas particulares. As empresas inquiridas mostraram-se bastante receptíveis à possibilidade da criação de um ecocentro na zona, de forma a evitar a proliferação dos depósitos ilegais actualmente existentes.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25207TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/927
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ISI_VIL.pdf977,19 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.