Título: Contribuição para a implementação do modelo de simulação hidráulica - EPANET para a Rede de Distribuição do Sarzedo - Covilhã
Autor: Lourenço, Andrea Susana da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor: Maurício, Jorge
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: EPANET
Modelação
Simulação
Redes de distribuição de água
Data: 2006
Citação: LOURENÇO, Andrea Susana da Cunha (2006) - Contribuição para a implementação do modelo de simulação hidráulica - EPANET para a Rede de Distribuição do Sarzedo - Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: Os sistemas de abastecimento de água constituem infra-estruturas de produção e distribuição de um bem económico e ambiental de grande valor, que é a água para consumo humano. O objectivo de qualquer entidade gestora de sistemas de abastecimento de água é pôr à disposição do maior número possível de cidadãos da sua área de jurisdição a água em quantidade e pressão suficiente, com boa qualidade, sem interrupções e em condições de eficiência e eficácia tão elevadas quanto possível em termos do uso dos recursos naturais, humanos, tecnológicos e financeiros. No presente trabalho desenvolveu-se uma metodologia de implementação de um modelo de simulação para a rede de distribuição de uma freguesia do concelho da Covilhã, Sarzedo, de forma a estudar o comportamento desta rede, quando solicitada em condições não habituais para a zona. Ao longo deste trabalho foram realizadas simulações estáticas e dinâmicas, utilizando o programa de simulação EPANET, fazendo a análise crítica dos resultados destas simulações, chegou-se à conclusão de que a rede em estudo está bem equilibrada em termos de componentes hidráulicas, verificando-se apenas pequenos desequilíbrios mas, que apenas se verificam em questões de segundos e que nem o próprio consumidor os notará nas torneiras da sua residência.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25419TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/922
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_AND_LOU.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.