Relação entre a dimensão das sementes e as estratégias de resistência ou tolerância ao stress hídrico em cinco espécies da família das Fabaceae

Data

2005

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo dar um contributo para o estudo dos mecanismos de resposta ao stress hídrico de cinco espécies arbustivas mediterrâneas da família das Fabaceae, relacionando os crescimentos e a morfologia da raiz com as dimensões das sementes de cada espécie. Assim compararam-se o Anthyllis cytisoides L., Genista scorpius L. DC., Retama sphaerocarpa L. Boiss., Voy. Bot., Spartium junceum L. e UIex parviflorus Pourr., num ensaio em vasos. Depois de obtidas as plantas foram estudadas, as alturas dos caules, as áreas foliares, as biomassas de cada individuo e os seus sistemas radicais, morfológica e topologicamente, usando o programa WinRhizo. A análise das variáveis revelou que as espécies de sementes grandes (Retama sphaerocarpa) maximizam os seus sistemas radicais em profundidade e minimizam a área foliar de modo a captar mais água e nutrientes e a reduzir as perdas de água por transpiração, enquanto as espécies de sementes pequenas (Anthyllis cytisoides) investem em raízes mais superficiais e mais finas, áreas foliares maiores e menos altura das plantas.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25203TFCRNA.

Palavras-chave

Área foliar específica , Crescimento , Dimensão das sementes , Morfologia/topologia da raiz , Resistência/tolerância

Citação

SIMÕES, Hugo David Gonçalves (2005) - Relação entre a dimensão das sementes e as estratégias de resistência ou tolerância ao stress hídrico em cinco espécies da família das Fabaceae. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.