Estudos morfológicos e produtivos em Asphodelus bento-rainhae
Date
2005
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
A Asphodelus bento-rainhae é uma planta endémica da serra da Gardunha. É considerada como prioritária a nível europeu, por este motivo a sua salvaguarda torna-se incontestável.
Com este trabalho pretendeu-se fazer um estudo da planta para se conhecer melhor a sua morfologia, fenologia e ecologia através de distintos habitats seleccionados, tendo o estudo incidido em três locais da serra da Gardunha, um carvalhal, um castinçal e um cerejal, verificando-se a ocorrência da espécie, preferencialmente, em clareiras ou orlas em áreas menos sujeitas à seca estival.
Associados em diversos habitats encontram-se a Asphodelus bento-rainhae e a espécie Asphodelus macrocarpus (igualmente classificada como Asphodelus albus).
Realizou-se a caracterização dos diferentes locais juntamente com a caracterização morfológica das noventa plantas seleccionadas, sendo estudados diversos parâmetros dos seguintes órgãos vegetativos: folhas, haste floral, inflorescência, frutos e sementes.
Foi possível verificar que os diferentes locais condicionam o desenvolvimento das suas plantas.
O carvalhal e cerejal, zonas mais expostas à luz induziram a uma melhor floração, maior polinização e frutificação.
O castinçal pela ocorrência de zonas mais sombreadas originou menor produção relativamente ao número de sementes, mas as mesmas evidenciaram menores ataques por pragas.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25174TFCRNA.
Keywords
Asphodelus bento-rainhae, Ecologia, Geófitos, Morfologia, Serra da Gardunha
Citation
OLIVEIRA, Ana Filipa de Melo (2005) - Estudos morfológicos e produtivos em Asphodelus bento-rainhae. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.