Caracterização do sistema de recolha selectiva na cidade de Lisboa
Date
2004
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Neste trabalho pretendeu-se analisar o sistema de recolha selectiva caracterizando-se os RSU recolhidos e os respectivos serviços de gestão e determinando-se os indicadores de desempenho técnico e socioeconómico dos subsistemas de recolha selectiva da Cidade de Lisboa.
O estudo revelou que o raio de cobertura igual ou inferior a 1 ecoponto para 600 habitantes verifica-se em 49% das freguesias equipadas com ecopontos e que o raio médio de influência varia entre 97m e 319m, o que demonstra uma razoável cobertura da recolha selectiva.
Do total de resíduos recolhidos selectivamente, verificou-se que a fileira do papel registou 64%, a do vidro 29% e a das embalagens apenas 7%.
Nas taxas de reciclagem ou de recuperação total, destacou-se com valores mais elevados a fileira do vidro, e mais reduzidos a fileira das embalagens, sendo este um valor bastante inferior á meta estabelecida na legislação em vigor.
Da análise dos custos e benefícios, registou-se a componente recursos humanos como causador do maior impacto no total dos custos.
Face a esta política de desempenho de recolha selectiva pode-se concluir que o município de Lisboa tem procurado cumprir as metas legisladas no entanto, sugeriram¬-se medidas para optimizar o sistema de recolha selectiva, sendo de salientar a sensibilização dos munícipes no sentido de se alterarem atitudes e comportamentos.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24938TFCRNA.
Keywords
Ecoponto recolha seletiva, RSU, Reciclagem
Citation
FIGUEIREDO, Sandra Isabel Mendes (2004) - Caracterização do sistema de recolha selectiva na cidade de Lisboa. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.