Acompanhamento ambiental da implantação do parque eólico da Serra dos Candeeiros
Ficheiros
Data
2004
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho visa o acompanhamento da implantação do Parque Eólico da Serra dos Candeeiros, relativamente às fases de ante-projecto e fase de construção, pelo que serão avaliados os impactes ambientais causados pelos trabalhos e será testada a eficácia das medidas de minimização preconizadas no Estudo de impacte Ambiental condicionadas à Declaração de Impacte Ambiental.
De modo a perceber a importância dos parques eólicos realizou-se uma pesquisa bibliográfica para demonstrar a importância da energia eólica na redução da dependência energética nacional. Elaborou-se a caracterização da área onde o projecto foi implantado. Seguidamente, fez-se a análise de resultados a nível da evolução de todo o projecto.
Do exercício de revisão do Estudo de Impacte Ambiental verificou-se que o empreendimento pode ser considerado satisfatório, apesar de omissões e/ou imperfeições. Por outro lado, em relação à verificação do cumprimento das medidas de minimização constatou-se que, na sua maioria, eram medidas muito concretas e que foram, maioritariamente, implementadas correctamente. Verificou-se ainda que os aerogeradores e correspondentes acessos afectaram habitats prioritários, pelo que se conclui que o parecer negativo dado ao grupo Norte pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros se justificava. É de salientar que a área total afecta à obra é de 2.7 %.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24908TFCRNA.
Palavras-chave
Energia eólica , Medidas de minimização , Parque Eólico da Serra dos Candeeiros , Acompanhamento ambiental
Citação
SILVA, Marisa Isabel da (2014) - Acompanhamento ambiental da implantação do parque eólico da Serra dos Candeeiros. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.