Título: Caracterização e quantificação de resíduos industriais na Danone Portugal S.A. no âmbito do licenciamento ambiental
Autor: Espirito Santo, Paula Frutuoso
Palavras-chave: Licenciamento Ambiental
Caracterização e Quantificação de Resíduos Industriais
Data: 2004
Citação: ESPÍRITO SANTO, Paula Frutuoso (2004) - Caracterização e quantificação de resíduos industriais na Danone Portugal S.A. no âmbito do licenciamento ambiental. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente.
Resumo: O presente trabalho realizou-se na Danone Portugal S.A., em Castelo Branco. Efectuou-se uma caracterização e quantificação de resíduos no âmbito do licenciamento ambiental, o qual a empresa tem obrigatoriedade de obter até 30 de Outubro de 2007, pelo facto de transformar em média, 200 toneladas de leite por dia. Para o efeito efectuaram-se 2 amostragens semanais por secção da unidade fabril, num intervalo de tempo de 4 meses. Em cada secção e após a identificação dos resíduos, procedeu-se à sua pesagem e calculou-se o seu volume. Assim, verificou-se que a Danone Portugal, S.A. tem uma produção total de resíduos de 4773,270 ton./ano, dos quais apenas 0,06% são resíduos perigosos. De entre os resíduos não perigosos destaca-se o produto não conforme que contribui com 79% para a totalidade deste tipo de resíduos produzidos na unidade fabril, enquanto ao nível dos resíduos perigosos, o que mais se evidência, é o óleo usado. Relativamente à valorização dos resíduos produzidos, verifica-se que 85% dos resíduos não perigosos são valorizados, face a 15% que ainda não tem qualquer tipo de valorização, verificando-se que a reciclagem a reutilização e a regeneração, são as formas de valorização mais comuns. Os resíduos perigosos, têm apenas uma valorização de 66% face sua produção total mediante a incineração e a regeneração. Realizou-se um inquérito para avaliar o conhecimento dos colaboradores face a gestão de resíduos na empresa. Os dados recolhidos após a realização do inquérito permitiram verificar que há um elevado grau de informação, acerca da triagem dos resíduos industriais e do grau de perigosidade dos mesmos.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24907TFCRNA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/891
Tipo de Documento: Tese
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia dos Recursos Naturais e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAU_SAN.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.