Título: Riscos em zonas vulneráveis por ruptura de barragem - Plano de aviso e alerta às populações (Barragem da Capinha, Distrito de Castelo Branco)
Autor: Azeiteiro, Maria Goreti da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Esteves, Rui dos Santos Martins
Antunes, Isabel Margarida Horta Ribeiro
Palavras-chave: Ruptura
Zonas vulneráveis
Barragem da Capinha
Plano de Aviso e Alerta
Data: 2001
Citação: AZEITEIRO, Maria Goreti da Silva (2001) - Riscos em zonas vulneráveis por ruptura de barragem - Plano de aviso e alerta às populações (Barragem da Capinha, Distrito de Castelo Branco). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Este trabalho tem por principal objectivo a identificação das zonas vulneráveis à inundação em caso de ruptura da barragem da Capinha para que posteriormente se elabore o Plano Especial de Emergência. O plano, Especial de Emergência deverá ser posto em prática pela Protecção Civil. Para tal realizou-se um estudo geral em termos de ruptura de barragens sua segurança e controlo. No seguimento do trabalho foi elaborado um estudo à barragem da Capinha, onde se fez a sua caracterização, em termos de localização, características físicas, climatologia, morfologia, geologia, hidrogeologia, entre outras principais características que possam influenciar os resultados obtidos. Após o estudo da área procedeu-se à determinação das zonas vulneráveis de inundação, que são apresentadas numa carta à escala 1:25000. Por último, foi elaborado o Plano de Aviso e Alerta destinado à população da Capinha e a ser colocado em prática pela Protecção Civil de Castelo Branco. Todo o trabalho foi realizado obedecendo ao que consta no Decreto-lei n°11/90 sobre Segurança de Barragens, e tendo em conta a definição de risco do artigo 3° do anexo ao referido Decreto, classifica-se o risco potencial a jusante da barragem da Capinha como risco significativo, ou seja, com perda de algumas vidas humanas e custos materiais relativamente importantes.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22236TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/881
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_AZE.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.