Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Maria da Conceição Mesquita dos-
dc.contributor.advisorSantos, Francisco-
dc.contributor.authorMingote, Pedro Miguel Matos-
dc.date.accessioned2014-11-24T17:49:49Z-
dc.date.available2014-11-24T17:49:49Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationMINGOTE, Pedro Miguel Matos (2000) - Contribuição para a caracterização do sistema de remoção de resíduos sólidos urbanos do circuito n.º 1 da cidade da Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.en_US
dc.identifier.urihttps://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/880-
dc.descriptionDisponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21145TFCORN.-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objectivo a obtenção de indicadores de funcionamento relativos às operações de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos no circuito n° 1 da cidade da Covilhã, por forma a contribuir para a optimização dos seus elementos funcionais, visando a sua máxima rentabilização económica, sem que daí resultem problemas que possam por em causa a qualidade do serviço prestado. Para obtenção dos indicadores de funcionamento referidos, foram acompanhadas as operações de recolha e transporte no circuito em estudo durante uma semana, sendo ao longo do mesmo registado todos os dados necessários para posterior tratamento. Assim, relativamente aos indicadores de funcionamento seleccionados para avaliar a eficiência do circuito em estudo (carga linear em recolha com um valor médio de 1 213,47 kg/km, rendimento horário da recolha com um valor médio de 8 639,47 kg/hora e repartição de tempos e distâncias ao longo do circuito), podemos concluir que, tanto o processo clássico de recolha implementado como o transporte dos resíduos são operações que decorrem com elevada eficiência contribuindo consequentemente para a optimização do sistema traduzindo-se numa notável economia de recursos. Foi ainda constatado que a frequência e horário com que é efectuada a recolha se ajustam perfeitamente às características da zona em estudo, tipicamente urbana, uma vez que a mesma é efectuada durante a noite, estando concluída antes do inicio do tráfego, evitando deste modo congestionamentos e/ou engarrafamentos.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectResíduos sólidos urbanosen_US
dc.subjectPontos de contentorizaçãoen_US
dc.subjectRecolha de resíduosen_US
dc.subjectTransporte de resíduosen_US
dc.titleContribuição para a caracterização do sistema de remoção de resíduos sólidos urbanos do circuito n.º 1 da cidade da Covilhãen_US
dc.typereporten_US
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