Título: Acompanhamento da implementação das medidas minimizadoras dos impactes durante a fase de construção da barragem do Cerejo
Autor: Lopes, Gilberto Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Cerdeira, António Joaquim Esteves Leitão
Palavras-chave: Impacte ambiental
Data: 2000
Citação: LOPES, Gilberto Pereira (2000) - Acompanhamento da implementação das medidas minimizadoras dos impactes durante a fase de construção da barragem do Cerejo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Este trabalho foi elaborado, com o objectivo de, mediante as medidas minimizadoras expressas no EIA, avaliar o seu grau de concretização no terreno, durante a fase de construção. Para que isso fosse possível, houve que numa primeira fase, efectuar uma avaliação do EIA, a qual se baseou nas leis e directivas vigentes na Comunidade Europeia. A metodologia utilizada para esta avaliação foi desenvolvida no Centro de Avaliação de Impactes Ambientais da Universidade de Manchester por Lee & Colley (1992). A segunda fase consiste na verificação da implementação das medidas minimizadoras no terreno, tendo para isso sido elaborada uma listagem de todas as medidas minimizadoras. O objectivo da terceira fase, foi elaborar um tratamento estatístico dos dados resultantes da verificação das medidas de implementação. Como resultado deste tratamento, verificou-se que só cerca de 27% das medidas minimizadoras foram totalmente implementadas, verificando-se que a maioria das medidas foram tidas em conta, mas não totalmente implementadas. Perante estes resultados verifica-se que ainda existe um grande desfasamento entre medidas apresentadas no EIA e medidas realmente implementadas no terreno.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21543TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/873
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_GIL_LOP.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.