Contribuição para a valorização cinegética na área da freguesia de Alter do Chão
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Com a actual legislação da caça (Decreto-Lei n° 136/96 de 14 de Agosto) existem as zonas de caça em regime cinegético especial onde há gestão e ordenamento das espécies cinegéticas em função do habitat. Por outro lado no chamado “regime livre” muitas espécies corem sério risco de se extinguir.
A Freguesia de Alter do Chão apresenta 14 067 hectares, dos quais 7 862 hectares pertencem ao “regime livre” que corresponde a 55,89 % da área. Nesta Freguesia foram escolhidas duas zonas com área total de 3 742 hectares na perspectiva de serem englobadas na nova lei da caça, que irá permitir criar zonas de caça em regime cinegético ordenado, mas geridas pela autarquia local em que os caçadores locais possam exercer caça fiscalizada e sem grandes encargos.
Sendo assim, neste trabalho foram feitos levantamentos cartográficos da área de estudo recorrendo a sistemas de informação geográfica e são propostas medidas para a gestão e melhoria das espécies cinegéticas de modo a contribuir para a valorização da cinegética na área da Freguesia de Alter do Chão.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19942TFCORN.
Palavras-chave
Alter do Chão , Cinegética
Citação
AMADOR, Francisco Meira (1999) - Contribuição para a valorização cinegética na área da freguesia de Alter do Chão. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.