Acompanhamento da gestão de RSU do Sistema Intermunicipal da Resitejo
Date
1999
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
Devido ao aumento da população e ao desenvolvimento da sociedade de consumo, toma-se necessário eliminar as grandes quantidades de resíduos produzidos diariamente.
Assim, na óptica de uma gestão integrada de RSU constitui-se uma associação intermunicipal - Resitejo com o objectivo de proceder ao tratamento e eliminação final de resíduos produzidos nos Concelhos de Alcanena, Chamusca, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Em termos de constituição dos RSU verificou-se que predominavam os materiais fermentáveis, apresentando no entanto valores elevados de papel/cartão e vidro e outros metais cuja reciclagem importa implantar.
Assim, o sistema em estudo é constituído por várias ecoestruturas (estações de transferência, centros de transferência, ecocentros e ecopontos), tendo-se verificado um ligeiro aumento na quantidade de resíduos depositados nos ecopontos desde a entrada em funcionamento.
Relativamente ao aterro, podemos constatar que na sua exploração inclui um conjunto de medidas que se enquadram perfeitamente nas acções referidas no Decreto-Lei 162/96, de forma a assegurar uma adequada gestão dos RSU.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19936TFCORN.
Keywords
RSU - Resíduos Sólidos Urbanos, Aterro, Estações de transferência, Ecocentros, Ecopontos
Citation
PINA, Maria da Conceição da Silva (1999) - Acompanhamento da gestão de RSU do Sistema Intermunicipal da Resitejo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.