Introdução de dados geológicos da zona de Estremoz num Sistema de Informação Geográfica
Ficheiros
Data
1999
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho descreve a metodologia para obter informação digital a partir de cartas coreográficas e geológicas da zona de Estremoz e do Redondo num Sistema de Informação Geográfica. É também descrita o estabelecimento de relações da Informação espacial com os respectivos atributos armazenados numa base de dados. Inicialmente a partir de um scanner é feita a conversão da informação espacial contida nas folhas da carta corográfica e da geológica para formato digital, permitindo desta forma que os dados sejam armazenados e manipulados por computadores. A informação assim obtida é armazenada em formato raster.
De seguida, apos a selecção das entidades espaciais que irão ser processadas pelo SIG procede-se à digitalização vectorial dessas entidades, Os elementos vectoriais são obtidos a partir das imagens raster.
Apos a digitalização das entidades espaciais procede-se ao geo-referenciamento destas com coordenadas Bessell/Bonne.
Cria-se então a base de dados com informação proveniente de sondagens. A informação armazenada na base de dados descreve atributos dos dados espaciais.
A conclusão deste trabalho e a obtenção de composições de mapas com as entidades espaciais representadas associadas a ficheiros de símbolos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20452TFCORN.
Palavras-chave
Sistema de Informação Geográfica , Cartografia
Citação
SANTOS, Hugo Manuel Dias dos (1999) - Introdução de dados geológicos da zona de Estremoz num Sistema de Informação Geográfica. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.